30 empresas canadenses planejam explorar as oportunidades em Santa Catarina
Santa Catarina se prepara para receber cerca de 30 empresas canadenses interessadas em conhecer as potencialidades do estado. A missão, marcada para o mês de agosto deste ano, foi anunciada pelo secretário de Articulação Internacional do governo catarinense, Juliano Froehner. Segundo o secretário, essa visita é resultado de sua recente missão ao Canadá e participação no Collision, um evento em Toronto que reúne representantes de 118 países.
O Collision é considerado um evento de grande áudio, com a presença de quase 40 mil participantes. Para Froehner, essa iniciativa fortaleceu Santa Catarina como um destino internacional para empresas e destaca o protagonismo do estado com suas empresas e força produtiva perante o mundo.
A Secretaria de Articulação Internacional, sob a orientação do governador Jorginho Mello, tem trabalhado na promoção comercial de Santa Catarina, oferecendo acompanhamento, endosso e apoio a todas as empresas do setor de tecnologia, incluindo as micro e pequenas empresas prestadas ao Sebrae/SC, para estimular a internacionalização. O secretário destaca que há apoio tanto para as empresas que já exportam e têm subordinados no exterior quanto para aquelas que estão sendo atraídas para Santa Catarina, incluindo empresas de tecnologia de ponta.
Toronto, cidade escolhida pelas empresas canadenses para explorar as oportunidades em Santa Catarina, é reconhecida como um importante centro financeiro e de negócios. Além de abrigar grandes empresas, a cidade é um polo de inovação e empreendedorismo. Em 2017, a região de Toronto registrou um crescimento de aproximadamente 3,3% em seu Produto Interno Bruto (PIB).
Além dos acordos bilaterais assinados recentemente, como o acordo de livre comércio entre o Mercosul e o Canadá para a agropecuária brasileira, Santa Catarina mantém uma relação bilateral sólida com o país norte-americano. De acordo com o Observatório da Fiesc, alguns dos produtos importados pelo estado de Santa Catarina do Canadá são fertilizantes potássicos, proteínas de etileno, medicamentos embalados e níquel em formas brutas. Já os produtos exportados incluem carnes de aves e suína, motores elétricos, peças de motores, transformadores elétricos e máquinas e aparelhos de uso agrícola.
Além da agenda com as empresas, o secretário Froehner também terá uma agenda diplomática a convite da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) para discutir a manutenção de áreas verdes em Santa Catarina por meio de créditos de carbono. A missão ao Canadá, que prossegue até esta sexta-feira (30), conta com a participação da Acate, Missão Brasil-Canadá, Sebrae/SC e consulado canadense, com apoio institucional da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (BCCC).
Deixe seu comentário